ArquiteturaCuriosidadeHistóriaPatrimônio Historico e Cultural

Santos visitada a partir dos Rastros e Aromas do Café.

Nenhum comentário

É comum ouvir de Paulistas e Paulistanos: “EU JÁ CONHEÇO SANTOS!”. Mas será que isso é verdade? Será que estes “exploraram” bem o centro histórico da cidade? Será que conhecem a relação que ela tem com o café

Santos é a cidade mais importante do litoral do estado de São Paulo. Abriga o maior porto da América Latina, responsável pela dinâmica econômica ao lado do turismo, da pesca e do comércio em geral.

É também reconhecida pela qualidade de vida e pelo maior jardim em orla praiana registrado pelo Guinness Book. Ir além das praias, ter contato com a natureza e com a cultura e conhecer a história pode ser um passeio inesquecível.

Para que que seguir os Rastros e Aromas do Café em Santos.

A cidade de Santos pode ser apresentada a você de uma forma diferente, usando essa temática, já que o chamado “Ciclo do Café” foi um dos grandes propulsores do crescimento do Brasil e da cidade de Santos. Durante esse extenso período a cidade conviveu com as mazelas da escravidão, porém, contribuiu com os movimentos abolicionistas e republicanos de forma pioneira. O café, iguaria descoberta na África, era chamado de ouro verde. O país recebeu vários imigrantes que vinham em busca do “sonho americano” e muitos deles para trabalhar no plantio e colheita do grão.  José Bonifácio, Barão de Mauá, Cândido Gaffrée, Eduardo Guinle, Giuseppe Martinelli e Saturnino de Brito são personagens da história de Santos e de alguma forma tem relação com o comércio do café.

Agora, imagine um passeio que comece no Centro Histórico de Santos com uma caminhada pela zona portuária até chegar ao imponente Museu do Café. Gostou? Não paramos por aí, teremos contato com obras importantes do artista Benedito Calixto (aquele que dá nome a uma charmosa praça no Bairro de Pinheiros, na Cidade de São Paulo), e seguiremos pelas Rua do Comércio, passaremos pela Casa da Frontaria Azulejada até a Estação do Valongo (antiga São Paulo Railway) onde teremos a oportunidade de andar de bonde! Pois é, como se fazia na década de 1970!

Uma parada para almoço é recomendada antes de seguirmos pela antiga Wall Street Brasileira (você não sabia que a Rua XV de Novembro tinha esse apelido, né?) e logo conheceremos o tradicional Rei do Café, para manter a tradição brasileira, porém, com uma degustação bem diferenciada que só quem estiver nos acompanhando é que poderá desfrutar ;-]

Num resgate à história vamos ao Monte Serrat, local onde os Barões do Café frequentavam e que tinha um Cassino quando o jogo era permitido no Brasil. Por lá, será possível visitar e conhecer a história da capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, antes de nos dirigirmos para a orla das praias e saber sobre curiosidades do belíssimo jardim, terminando com uma visita ali pertinho à Pinacoteca Benedito Calixto, instalada num casarão construído há 120 anos!

E então… gostou desta maneira conhecer Santos? Existem várias outras…

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Histórias de São Paulo – O Nascimento da TV no Brasil
Caminho do Mar

Posts recentes

Menu
Email