Patrimônio Historico e Cultural

Santa Ifigênia, o Viaduto

Nenhum comentário

A cidade nos últimos anos do século XIX vai se expandindo cada vez mais, não cabendo no território que ocupou por mais de 350 anos, conhecido como “Centro Histórico” ou “Centro Velho”. Precisava de mais terreno e havia muito espaço do outro lado do rio Anhangabaú mas para isso precisava vencer a dificuldade de passar sobre o vale.

Foi com o objetivo de aproximar espaços disponíves da cidade que precisa se expandir, que a iniciativa privada já havia construído, em 1892, o Viaduto do Chá. Porém, mais um viaduto era necessário entre 1901 e 1904, na Câmara dos Vereadores, foram apresentados projetos para uma obra que só foi iniciada em 1910. Foi o primeiro construído pela Prefeitura!

Inaugurado em 26 de julho de 1913, com 255 metros de extensão, a obra de estilo “art noveu” do arquiteto italiano Giulio Micheli e do engenheiro Giuseppe Chiapori, também italiano estava pronta para uso. Toda a ferragem, pesando 1.100 toneladas, foi importada da Bélgica já toda perfurada, para aqui ser montada. A obra marca também a primeira divida contraída pelo município, já que foi necessário tomar um empréstimo de 250 mil libras da Inglaterra.

Inicialmente o Viaduto Santa Ifigência era utilizado por todos os tipos de veículos. Após 60 anos de uso sem manutenção, sua estrutura estava comprometida e precisando de sérios reparos, fazendo até que com cogitassem sua derrubada, mas felizmente em 1978 foi feita a grande e esperada reforma e a via foi novamente entregue à população. Seu piso foi substituído por pastilhas de cerâmica que formam desenhos com figuras geométricas, melhor vistos do alto do Edfício Martinelli, e passagem restrita a pedestres e alguns poucos veículos autorizados.


Transformou-se desde então, num dos cartões postais de São Paulo, visto por muitos, mesmo os que não veem até aqui, pois constantemente é utilizado como cenário em novelas, filmes e comerciais.

Tags: , , , , , ,

Posts relacionados

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Teatros e Turismo em São Paulo
Catedral da Sé em São Paulo

Posts recentes

Menu