CuriosidadeHistória

Que rua é essa?

Nenhum comentário

As cidades se desenvolvem, se transformam e ficam irreconhecíveis para quem não acompanha essas mudanças, né? É aí que temos as histórias e com isso os lugares ficam mais interessantes ainda…

Até o início do século 19, não havia placas para identificar os nomes das ruas da cidade, uma vez que São Paulo era muito pequena àquela época. Mas cada via já possuía um nome, ainda que informal, e que muitas vezes fazia referência a um morador importante daquele lugar ou a uma atividade comercial característica daquele endereço.

Aberta no século 16, a rua Direita, na Sé, é a primeira rua cujo nome foi mencionado em documentos históricos: em 1638, vereadores queriam remover um monte de terra que atrapalhava a circulação dos pedestres. Ficou conhecida por esse nome pois começava à direita da porta da Igreja da Misericórdia (hoje demolida) e levava à Igreja de Santo Antônio, na praça do Patriarca.

Sabia que a Av. Paulista já teve outro nome? Pois é! Em 1927, após a morte de Carlos de Campos, então governador de São Paulo, o endereço foi renomeado em sua homenagem. Os paulistanos não gostaram nem um pouco da mudança e logo depois, no início da década de 1930, o local recebeu novamente seu nome original: Avenida Paulista.

Desde 2013 há uma lei que permite mudar nome de uma via se a autoridade tiver cometido crime de lesa-humanidade ou violações de direitos humanos. Já existiu, por exemplo, a Rua Adolf Hitler em Santo Amaro. Ela teve o nome alterado em 1931, oito anos antes da Segunda Guerra, como parte de uma nacionalização dos nomes de rua que aconteceu na época. Os moradores atuais do logradouro tem na placa de identificação nas esquinas, agora, “Rua Gil Eanes”, que ainda conserva várias casas de estilo alemão.

A via mais longa da cidade é a Avenida Sapopemba, com 26 km dentro do município. É uma das poucas avenidas que não sofreram alterações no traçado.

Siga-nos nas redes sociais e entre em contato:
Facebook: GoGuidia
Instagram: @goguidia
Site: www.goguidia.com

Fonte: Último Segundo – iG @
Imagem: By Guilherme Gaensly – Guilherme Gaensly/Acervo Light, in Acervo Estadão – Como era São Paulo sem avenida Paulista, Public Domain,
Imagem: By Eugenio Hansen, OFS – Own work, CC BY-SA 4.0,

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

A Evolução do Território Brasileiro
Sim, cinema drive-in em SP!

Posts recentes

Menu