ArteCultura

Presépio Napolitano – Museu de Arte Sacra

Nenhum comentário

No Museu de Arte Sacra de São Paulo, que fica na Avenida Tiradentes, existe um lindo presépio Napolitano, que pode ser visitado pelo público.

Em 1949, Francisco Matarazzo Sobrinho, conhecido como Ciccillo Matarazzo, trouxe da Italia, um exemplar do precioso presépio Napolitano. Ele possue 1.620 peças, reunindo elementos sagrados como o nascimento de Jesus, a Família Sagrada e também elementos profanos, cenas do dia a dia de uma aldeia, na região de Nápoles, na Itália. Personagens como barbeiro, charlatão, açougueiro, pizzaiolo, e muito mais!. A altura das peças, variam de 10 a 50cm.

É um dos maiores presépios do mundo, e além desse só existem mais dois conjuntos dessa proporção em todo planeta: Um está  no Palácio Real de Nápolis e o outro na basílica de São Cosme, SãoDamião nas ruínas do fórum Romano.

Atualmente, ele está instalado no Museu de Arte Sacra, mas foi exposto pela primeira vez na Galeria Prestes Maia, em São Paulo. Em seguida, ficou guardado por cinco anos na Metalúrgica Matarazzo, e nas comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo foi instalado no antigo Pavilhão do Folclore, na Marquise do Ibirapuera, onde ficou até 1985 para que finalmente fosse transferido para o Mosteiro a Luz, no Museu de Arte Sacra. Lá, o presépio conta com melhores condições ambientais e técnicas, além de maior segurança para integridade das peças.

Em 1999 o presépio voltou a ser aberto a exposição pública, onde todos podem apreciar sua beleza e exuberância.

 

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Não há vacina para o Turismo – Por Diogo D. F. Lopes
Vila Madalena. Reduto da boemia, alegria e da arte!

Posts recentes

Menu
Email