Não categorizado

Pioneirismos em São Paulo

Nenhum comentário

Os pioneirismos em São Paulo são reconhecidos em vários assuntos foi pioneira no Brasil e na América do Sul. Podemos fazer um tour passando por lugares onde essa precursão aconteceu e conhecer a história de cada um deles.

Desde já, aviso que descrevi por aqui muitas vezes como o caminhar pela cidade pode ser surpreendente, além de nos ensinar a história e nos colocar em contato com a cultura. Ainda assim, num passeio presencial, precisaríamos de um veículo para abordar esse histórico vanguardista da maior capital do Brasil, mas aqui iremos usar a imaginação. Vamos começar?

Pioneirismo no Futebol

Agora chegamos na Avenida Francisco Matarazzo, em frente ao Allianz Park, estádio do Palmeiras, um dos 4 maiores clubes paulistas de futebol. Anteriormente, já se chamou Parque Antarctica, mas antes foi o Parque da Antarctica. Um parque particular, mas aberto ao público, com características típica da Alemanha, construído pela cervejaria que levava seu nome (atualmente Ambev), e incentivava o consumo de cervejas.

Leia também:
Um dos melhores parques públicos do mundo em São Paulo 
Pisando em Arte na Cidade de São Paulo
O Autódromo de Interlagos em São Paulo

O Palmeiras foi fundado em 1914, porém, antes dessa data já se jogava futebol naquele campo, mais precisamente em 1902, melhor: em 3 de maio de 1902. Foi ali que aconteceu o primeiro jogo do primeiro campeonato paulistano. Foi uma partida do Mackenzie vs. Germania, com placar de 2X1 favorecendo o Mackenzie. Por fim, o primeiro jogador a marcar um gol no campeonato paulista foi Mário Eppinghaus, do Mackenzie.

Automobilismo em São Paulo

Uma outra marca do pioneirismo sul-americano, em julho de 1908 é o Circuito Itapecerica. Em outras palavras, esta foi a primeira prova oficial de automobilismo na América Latina! Antes ocorreram várias disputas, mas não oficiais. A saída e a chegada foram no Parque da Antarctica, sem prêmios em dinheiro, apenas medalhas e objetos de arte. Os carros concorrentes eram distribuídos em classes, conforme a força de seus motores. Além disso, o primeiro vencedor foi Sylvio Penteado, com seu Fiat de 40 CV. O paulista completou os 70 km do circuito em 1h30m5s.

Agora, andemos cerca de 24 kilometros, saindo da região do bairro da Pompéia até Interlagos… isso, vamos ao Autódromo de Interlagos, o primeiro no Brasil. Construído pela iniciativa privada, foi inaugurado, em 12 de maio de 1940, como “Grande Prêmio Cidade de São Paulo”. O brasileiro Arthur Nascimento Junior, pilotando um Alfa Romeo 3.500 cm3 foi o primeiro vencedor naquela pista, completando as 25 voltas em 1h46m44s. A partir de 1985 passou a ser chamado “Autódromo Municipal José Carlos Pacce”, em homenagem ao piloto brasileiro e vencedor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 em 1975. Todavia, é importante lembrar que 3 anos antes, a cidade de São Paulo foi a primeira a abrigar, na América Latina, uma prova de Fórmula 1, apesar de não-oficial (foi um teste do autódromo). A primeira prova oficial foi em 11 de fevereiro de 1973 com a vitória de Emerson Fittipaldi.

Ainda mais sobre pioneirismo em veículos

Sob o mesmo ponto de vista, o de automóveis, podemos listar algumas relações da cidade com esses veículos e o respectivo pioneirismo:

Pioneirismos em São Paulo

Estande no Palácio das Indústrias durante exposição de automóveis

 

  • Primeira exposição de carros no Brasil, em 12 de outubro de 1923, no Palácio das Indústrias
  • Primeira fábrica de pneus no Brasil. Em 1939, a Goodyear se instala no bairro do Belém
  • Primeira montadora de automóveis, em 24 de abril de 1919 a Ford se instala num depósito de 2 andares, na Rua Florência de Abreu
  • Primeiro ônibus fabricado no Brasil, em 1911, quando os irmãos Luiz e Fortunato Grassi, na rua Barão de Itapetininga, encarroçaram o chassis de um “Ford T”.
  • Circulação de trólebus no Brasil começou em 22 de abril de 1949, com frota trazida dos Estados Unidos e Ingraterra.

Parque do Ibirapuera como palco dos pioneirimos em São Paulo

Então mudando o assunto de “carro” para “espaço”, temos em 26 de janeiro de 1957 a instalação do primeiro planetário do Brasil, com 20 mestros de diâmetro e 13 metros de altura. Ao passo que estamos no Parque do Ibirapuera, podemos lembrar que ele foi palco da FENIT – Feira Nacional da Indústria Texil, a primeira feira de negócios na América do Sul, realizada no período de 6 a 21 de agosto de 1958, no Pavilhão da Bienal.

Pioneirismo na Saúde

Finalmente, percorrendo mais alguns kilômetros da selva de pedra paulistana, chegamos ao Hospital das Clínicas, uma referência em saúde e que também foi responsável por muito pioneirisno:

26/05/1968: Primeiro transplante de coração na América Latina
05/08/1968: Primeiro transplante de fígado
21/01/1965: Primeiro transplante renal da América Latina

Além disso, ainda no campo da Saúde, em 1919, foi instalado o Hospital de Creanças de Cruz Vermelha Brasileira, no bairro de Indianópolis. Nesse ínterim, marcou por ser a primeira instituição pediátrica brasileira e a terceira no mundo, que funcionou até o final dos anos 70. Definitivamente, era o hospital mais completo do Brasil em sua categoria.

E ainda tem mais…

E aí, você está gostando do passeio? Como estará o nosso IBOPE, hein?

Bom… já que o assunto é esse, vamos falar do Instituto Brasileiro Opinião Pública e e Estatística, implantado em 13 de maior de 1942, em São Paulo, por Auriacélio Penteado. Logo, este foi o primeiro instituto de pesquisa na América Latina que teve o nome do serviço substituido pela nome da empresa, dada a sua notoriedade, que inclusive chegou a ser um verbete oficial do dicionário brasileiro.

Pioneirismos em São Paulo

Enfim, quer saber mais sobre pioneirismo?

Tanto quanto estes, que foram citados, temos muitos outros protagonismos da cidade de São Paulo descritos no livro: QUANDO COMEÇOU EM SÃO PAULO? 458 RESPOSTAS PELO GUIA DE TURISMO LAERCIO CARDOSO DE CARVALHO.

Me orgulho por ter escrito esse livro, que não se encontra nas grandes livrarias, mas clique aqui para me chamar pelo WhatsApp que te te faço a venda, tá?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

As fotos contam histórias…
Edifício Sampaio Moreira em São Paulo

Posts recentes

Menu