AventuraDicas

Parque Geológico do Varvito

Nenhum comentário

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1.995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído numa área de 44.346 m2 da antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para dominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.

O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

Cada faixa era depositada no intervalo de um ano. Segundo historiadores, toda essa região já foi coberta de gelo. As camadas têm diferentes espessuras. Algumas são mais grossas, outras bem finas.

Em outro ponto do parque, é possível ver o que estudiosos acreditam ser rastros de animais que habitavam o fundo dos lagos naquela época. Eram serem invertebrados que rastejavam em meio aos sedimentos e que teriam deixado esses traços finos e alongados. Mas um dos trechos que mais chama a atenção dos visitantes é o grande paredão de Varvito mais ao fundo do parque. No meio dele, uma pedra entre as camadas.

Os visitantes podem conhecer a história por meio de painéis explicativos, lembrando que em durante 200 anos muito varvito foi retirado daqui. A extração  começou  no  fim  do  século  18. Em 1995 o espaço se transformou em um parque, com muita área verde e pontos de visitação. Tem um anfiteatro onde podem ser feitas apresentações, uma gruta refrescante escondida em meio a área verde e trilhas para caminhada entre os atrativos. Uma opção de passeio para todas as idades.

A cidade de Itú fica a cerca de uma hora da capital paulista. Vamos turistar por lá?

Tags: , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Parque da Água Branca
A Nascente do Rio Tietê em Salesópolis

Posts recentes

Menu