Parques e Passeios

Parque Estadual do Jaraguá em São Paulo

4 Comentários

O Parque Estadual do Jaraguá em São Paulo, abriga o ponto mais alto da cidade: o Pico do Jaraguá, a uma altitude de 1.135 metros, na Serra da Cantareia, no lado norte da metrópole.

Em primeiro lugar, precisamos destacar o tamanho do parque: uma área aproximada de 492 hectares! A região abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo. Além disso, carrega em sua história a exploração do ouro pelo Bandeirante Afonso Sardinha, através de sua fazenda no local.

O Parque do Jaraguá em vídeo

Primeiramente, acompanhe neste vídeo a história e algumas curiosidades sobre o Parque Estadual:

Linha do Tempo do Parque Estadual do Jaraguá em São Paulo

De antemão, é possível podemos traçar uma linha do tempo sobre as transformações e mudanças no Parque do Jaraguá, ano após ano:

Leia também:
Torre di Pisa Paulistana 
Minas de Ouro em São Paulo
Um dos melhores parques públicos do mundo em São Paulo

1580: Descoberta de Ouro pelo Bandeirante Afonso Sardinha

1940: Fazenda adquirida pelo Governo Estadual

1946: O Pico do Jaraguá se torna um ponto turístico da cidade

1961: Criação do Parque Estadual do Jaraguá

1983: O parque é tomabado pelo Conhephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.

1994: Tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Venha Passear no Parque

Contudo, num passeio pelo parque, é possível observar uma grande diversidade de flora, como os ipês-amarelos, os paus-d’alho e com sorte é até possível avistar macacos-prego e tucanos, bichos-preguiça e pica-paus!!

Parque Estadual do Jaraguá em São Paulo

Todavia, com a ajuda de um Guia de Turismo, além de aproveitar da melhor forma o parque, conhecer a sua história e se reconhecer tudo o que a natureza dispõe no Parque Estadual do Jaraguá em São Paulo, você terá ajuda para explorar as trilhas existentes. Além disso, essas trilhas apresentam diferentes os níveis de dificuldade, mas a satisfação de vencê-las e o contato com a natureza numa cidade tão urbanizada como São Paulo, realmente farão a aventura valer a pena.

Ah! Uma interessante vista da parte oeste da cidade e do Rodonel Mário Covas, uma importante obra viária que conecta as diversas rodovias que rodeiam a metrópole, como uma forma de desafogar o trânsito de caminhões, principalmente. Tal qual é interessante a proximidade com as antenas de televisão, no cume do Pico do Jaraguá, que enriquecem o passeio!

Além de muitos aparelhos de lazer no parque, pelos arredores existem duas tribos indígenas! De acordo com as pesquisas, a mais antiga, a Aldeia do Jaraguá-Itu e a Tekoa Pyau.

E aí? Vamos lá?!

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

4 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Um dos melhores parques públicos do mundo em São Paulo

Posts recentes

Menu