Parques e Passeios

Parque do Ibirapuera

Nenhum comentário

Muitos frequentadores do Parque do Ibirapuera não imaginam que antigamente a região era um pântano. O nome vem justamente por este motivo, pois os indígenas que viviam aqui, no início da colonização, chamavam este local de Ibirapuera, que no idioma tupi-guarani significa “pau podre” ou “árvore podre”.

Para transformar o lugar num parque, idealizado pelo prefeito José Pires do Rio na década de 1920, foi necessário primeiro drenar a várzea alagadiça, o que quase frustrou o projeto. A solução foi encontrada em 1927 por um modesto funcionário da prefeitura, chamado Manuel Lopes de Oliveira (mais conhecido como Manequinho Lopes) ao plantar eucaliptos australianos em toda a região, já que cada eucalipto necessita de cerca de 1 tonelada de água por dia para sobreviver.

Com o tempo, a área ficou seca e em 1951 coube então a um grupo de arquitetos – como Oscar Niemeyer, Joaquim Cardozo, Carlos Lemos e outros – e paisagistas como Roberto Burle Marx e Otávio Augusto Teixeira Mendes a missão de criar o Parque do Ibirapuera. Foi inaugurado em 1954, como parte das festividades pelo quarto centenário da cidade de São Paulo, embora sua conclusão tenha sido somente sete meses depois.

O parque hoje é tombado como patrimônio histórico, cultural, artístico, ambiental, arqueológico e turístico de São Paulo. É o parque urbano mais visitado da América Latina, com aproximadamente 14 milhões de visitas e conta com 1,6 milhão de m² e oferece diversas opções de lazer para todos os gostos, desde exposições internacionais e nacionais, eventos culturais, esportivos e educacionais, assim como caminhadas monitoradas, observação de pássaros, aluguel de bicicletas, planetário, pavilhão japonês, playground e uma enorme variedade de árvores.

Neste momento de distanciamento social, este local que é um dos passeios preferidos dos paulistanos. Quem passa por lá atualmente encontra totens com álcool em gel, mas precisa saber que museus, bebedouros, parques infantis e espaços para prática de esporte coletivo ainda permanecem fechados, sendo permitido apenas caminhada, ciclismo e corrida.

Tags: , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

A Encantadora Cidade de Cunha
A Terra da Aventura chamada Botucatu é Turismo em São Paulo

Posts recentes

Menu