História

Padroeiro de São Paulo

Nenhum comentário

Vocês sabem quem é o padroeiro de São Paulo? Hoje vamos falar sobre o protetor de nossa cidade…

Quando estamos no city tour, conhecendo a história de São Paulo, uma pergunda sempre é feita:

– Quem é o padroeiro da cidade?

Então vamos lá! Durante muito tempo, a padroeira foi Santa Ana ou Santana como é conhecida. Ela foi mãe de Maria e avó de Jesus.

Há poucos dados biográficos. As referências que temos sobre os pais de Maria foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiais. Porém, o Evangelho de Tiago é uma obra importante da antiguidade e citada em diversos escritos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.

A pedido do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, ao Papa Bento XVI, o padroeiro passou a ser Paulo de Tarso, conhecido com Apóstolo Paulo. Um dos motivos que levou a esse pedido, foi que a cidade de São Paulo ganhou esse nome, por que a fundação aconteceu na mesma data que se comemora a conversão de Paulo de Tarso a Apóstolo Paulo. Paulo de Tarso foi um homem muito importante para o desenvolvimento do Cristianismo.

Como a cidade de São Paulo tem em sua história, sua fundação, a vinda dos Jesuítas ao Brasil, nada mais justo o nome de São Paulo, tê-lo como nosso padroeiro, pois os Jesuítas tinham a missão de catequizar e converter os povos, e esta foi a missão do Apóstolo, que nasceu em Tarso, na Cecília, atualmente Turquia.

A estátua do Apóstolo Paulo, está localizada na Praça da Sé, e segundo a Cúria Diocesana, o monumento tem 3,5 metros de altura, feita de bronze pelo artista plástico Murilo Sá de Toledo, e quando foi inaugurada, muitos queriam saber de sua história, e foi ela que contei um pouquinho para vocês.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Imigração Alemã no Brasil
Instituto Butantan a serviço da vida

Posts recentes

Menu
Email