DicasGastronomia

O Velhão. Uma Viagem Dentro de São Paulo

Nenhum comentário

Inaugurado em 1978, O Velhão é um lugar imponente, fascinante e misterioso. Quem o criou foi Moacyr Archanjo e sua mulher, Iracema Archanjo, impulsionados pelo sonho de levar as pessoas a um passado que não nos pertence mais. Então, se prepara porque entrar ali no conjunto arquitetônico é fazer uma viagem ao tempo!

Na Serra da Cantareira, uma serra brasileira localizada ao norte da cidade de São Paulo (com 64 800 hectares de área), mais especificamente na Avenida Santa Inês, há um antigo e escondido complexo arquitetônico. O lugar chama a atenção de quem passa e faz jus ao nome que leva e chama atenção pelas paredes feitas todas de tijolinhos de barro. Ah! Quem entra repara nos detalhes com pegada vintage que não foram colocados ali por mero charme, já que o complexo criado em 1977, já soma 40 anos de idade e, certamente, contém objetos muito mais antigos, já que foi projetado por Moacyr Archanjo dos Santos para ser uma oficina e loja de materiais usados.

Curiosidades sobre O Velhão

  1. As construções que formam O Velhão foram feitas com materiais reciclados, vindos de demolições.
  2. O restaurante As Véia, inicialmente, foi criado para os funcionários da marcenaria e serralheria do local. Só depois, com o interesse de outras pessoas, abriu para o público geral.
  3. O Velhão tem um posto de saúde voltado para a comunidade, uma escola diplomada pelo MEC e, ainda, uma capela própria, que celebra missas todos os domingos, às 10 horas da manhã.
  4. Atualmente, a proprietária e administradora do complexo é a Dona Iracema Rodrigues, viúva do criador do local, Moacyr.

Ah! O jeito mais fácil de chegar no O Velhão é por transporte próprio e apesar da dificuldade de estacionar no complexo em função das poucas vagas, é permitido deixar o carro na beira da estrada, onde há bastante espaço, mas recomendamos que consulte os horários, pois os diferentes estabelecimentos (veja a lista abaixo) também tem horários próprios de funcionamento.

Estabelecimentos do Complexo O Velhão

  • Lojas: Batubulan, Sebo do Véio, A Mocinha, Arte e Biju, Buquê Arte em Flores, Delícias de Chocofati;
  • Bares: Conspiração do Jogo, Café do Véio, Cervejaria Da´s Nova, Pizzaria “As Pizzas”;
  • Marcenaria;
  • Serralheria; e
  • Cozinha.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Turismo Seguro – Seja Turista na sua Cidade
Vinho do Papa

Posts recentes

Menu
Email