AventuraDicasParques e Passeios

O Polo de Ecoturismo Paulistano surpreendendo no Turismo em São Paulo

Nenhum comentário

O grupo Racionais MC’s já dizia em suas letras: “No extremo sul da zona sul tá tudo errado”, a boa surpresa é que nesse extremo da cidade de São Paulo também encontramos o pacato distrito de Engenheiro Marsilac, ladeado pelos municipios de Embu-Guaçu e Itanhaém que reservam bons atrativos para o turismo de natureza e de aventura no Polo de Ecoturismo Paulistano.

O Bairro

O bairro é cortado pela ferrovia Maririnque-Santos (em atividade para o transporte de carga) e também pelo pacato Rio Capivari. Conforme os moradores locais dizem que foi um local de muita exploração carvoeira da antiga colônia de alemães e japoneses, no final do século 19.

Primordialmente pela grande quantidade de água do rio e a relativa proximidade com a represa Guarapiranga levou a Sabesp, a adquirir toda a área. Inegavelmente, depois de 60 anos, a natureza recuperou sua flora e fauna originais, mantendo como lembrança da ação do homem apenas as ruínas de casas e fornos de carvão.

Polo de Ecoturismo Paulistano

Leia também:
Botucatu a Terra da Aventura 
Zooparque de Itatiba 
A Encantadora Cidade de Cunha

Aventuras no Polo de Ecoturismo

Esse é o pano de fundo que usamos para falar do Polo de Ecoturismo Paulistano. A distância é de pouco mais de 50km do Marco Zero da cidade, afinal é um trajeto de aproximadamente 2 horas. Anteriormente, a região sofria com um turismo descontrolado em suas cachoeiras, o que certamente trouxe como consequência o lixo descartado de forma irregular, colocando os mananciais em risco (ainda bem que a coisa melhorou).

Sobretudo, para aproveitar o local com segurança você deve procurar o pessoal do Selva SP. Eles estão numa base que permite a realização de diversas atividades de ecoturismo:

  • Bóia-cross
  • Pula-pula na água
  • Rafting
  • Tirolesa (as crianças adoram)
  • Trilhas

Polo de Ecoturismo PaulistanoComo apaixonados por rafting, essa foi a nossa primeira aventura! O Rio Capivari é de águas bem calmas, o que exige muitas remadas dos aventureiros que terão seus momentos de emoção em 3 quedas d’água.

Mas é pouco se compararmos com as aventuras que se pode ter em Brotas-SP, por exemplo, entretanto, a equipe comandada pelo Juliano, um cara gente-boa demais, consegue fazer do limão uma limonada, inesperadamente, usando o leito do rio para aventuras adicionais, como o pulo de uma margem do rio bem emocionante (foto), uma saída da cachoeira com flutuação em que você se vê sozinho, com o colete te mantendo na superfície, enquanto a correnteza formada pela queda d’água vai te arrastando e uma divertida brincadeira de virar o bote num mergulho divertido nas águas calmas e geladas do flume.

Rafting Paulistano

A aventura do chamado Rafting Paulistano (bote estreito com uma pessoa atrás da outra), termina com uma trilha de baixa dificuldade em que é possível observar as ruinas das casas, a flora do lugar e, infelizmente, não é possível avistar a fauna, pois os bichos escutam os barulhos e se escondem. Ademais, durante o trajeto, encontramos com alguns indígenas da aldeia Tenondé Porã.

Selva SP

Ao final da trilha, a base da Selva SP oferece almoço a um bom preço (experimente a porção de Tilápia que serve 4 pessoas por R$45,00).

Enquanto esperávamos ficar pronto (e não demorou) as crianças se divertiam numa tiroleza que passa por cima do leito do rio. Também avistamos outras pessoas numa espécie de praia que se forma às margens do Rio Capivari, surpreendentemente com alguns corajosos curtindo a água bem fria (nesse dia estava a 12ºC) num banho de uma das cachoeiras que fica a poucos metros.

Ah! Durante o rafting, esbarramos com grupos fazendo trilhas. Uma boa aventura em grupo, para se fazer sempre na companhia de um Guia de Turismo, com duração de aproximadamente 4 horas, em que se visitam 4 cachoeiras num percurso repleto de aventuras, com paradas para banhos e lanches.

Enfim… vale a viagem sem sair da cidade!

Certamente, vai querer descer uma das cachoeiras com a gente…rs! É só apertar o play:

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

O Velhão. Uma Viagem Dentro de São Paulo
Osgemeos na Pinacoteca de São Paulo

Posts recentes

Menu
Email