Patrimônio Historico e Cultural

O Beco do Pinto

Nenhum comentário

O Beco do Pinto, também conhecido como Beco do Colégio, é uma passagem localizada entre o Solar da Marquesa de Santos e a Casa Número 1. Durante o período colonial tinha a função de permitir o trânsito de pessoas e animais entre o largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí.

O beco levou o nome de Beco do Pinto por este ser o sobrenome do Brigadeiro José Joaquim Pinto de Moraes Leme, então proprietário do sobrado que depois viria a ser conhecido como Solar da Marquesa de Santos. Além de ser uma via de comunicação estratégica da cidade, o Beco também era um caminho por onde os escravos passavam para buscar água e despejar o lixo doméstico, e por ser uma passagem íngreme e sinuosa, muitos optavam por não descer até a várzea, e despejavam o lixo por onde passavam. Incomodado com isso, em 1821 o Brigadeiro fechou o Beco do Pinto com um portão. Mas sua mudança não durou muito tempo, pois a providência foi contestada e proibida pela Câmara Municipal, por se tratar de uma via pública. Em 1826 a passagem foi reaberta pela Câmara, recebendo o nome oficial de Beco do Colégio. O beco é configurado arquitetonicamente em uma escadaria permeada por lances, que se alternam entre planos e inclinados. Os degraus são de granito e os lances planos são revestidos de pedras portuguesas.

Em 1912, após a abertura da ladeira do Carmo, atual Avenida Rangel Pestana, o Beco perdeu sua função e foi definitivamente desativado.

Atualmente o Beco do Pinto está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e é administrado pela Casa Número 1, abrigando instalações artísticas produzidas unicamente para o espaço.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Obras de Arte em Higienópolis
Pisando em Arte

Posts recentes

Menu
Email