ArteCuriosidade

Monumentos em São Paulo – Idílio ou O Beijo Eterno

Existem centenas de monumentos em São Paulo, como o Idílio ou O Beijo Eterno. Alguns são muito visitados e fotografados, como o Monumento às Bandeiras no Ibirapuera, ou o Monumento à Ramos de Azevedo. Mas você já se perguntou sobre o motivo de um monumento estar ali, naquele lugar?

De antemão, a GoGuidia realizou um levantamento sobre os principais monumentos de São Paulo, o que rendeu uma lista com 43 lugares bem visitados e fotografados em bairros do norte, sul, leste e oeste da cidade. Porém, existem outros belíssimos e que geram algumas polêmicas, né?

Idílio ou O Beijo Eterno

Essa é uma escultura em bronze que relata um beijo entre uma Índia e um Francês. A obra é do escultor William Zadig sob encomenda do Centro Acadêmico XI de Agosto, uma entidade de representação política dos estudantes da Faculdade de Direito da USP, com mais de 100 anos de história.

A obra, no entanto, é baseada no poema Ao Coração de Sofre de Olavo Bilac. Afinal, o poeta se formou na faculdade de direito da USP. Assita à narração:

Como a escultura foi para ali?

Nem sempre essas obras são instaladas em um lugar definitivo. Ao contrário do que se pensa, às vezes elas passam por uma verdadeira odisseia até achar sua morada final!

Monumentos em São Paulo - Idílio ou O Beijo EternoIgualmente, é o caso da Idílio ou O Beijo Eterno. Agora, essa obra está localizada na frente da Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, Centro Histórico da cidade de São Paulo. Porém, quando inaugurada, e, 1922 foi instalada na Avenida Paulista.

Frequentemente reformada e com alterações constantes, a avenida não pode acolher a obra e esse monumento foi desmontado. E aí começa a saga d’O Beijo Eterno, já que ninguém queria essa obra de arte…

O monumento ficou escondido em um depósito da prefeitura até 1956, quando foi instalado no Largo do Cambuci, mas os moradores achavam a cena muito indecente! Ao mesmo tempo, volta para o depósito da prefeitura…

Em 1966, nova tentativa: a peça foi colocada na entrada do túnel da Avenida 09 de Julho, mas ainda assim, foi considerada escandalosa!

Leia também:
Uma pequena notável: a bailarina de Degas 
Pisando em Arte na Cidade de São Paulo
Um museu que é uma segunda casa em São Paulo: a Pinacoteca

Posteriormente, os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco resolveram tomar uma atitude ousada: sequestraram a estátua e a colocaram na entrada principal da faculdade, garantindo que de lá não saísse.

Reflexões sobre Obras de Arte

Não é no mínimo curioso como uma obra de arte pode ser, exaltada, rejeitada e protegida? Como é formado nosso olhar sobre o que é belo? Quem decide o que deve ser protegido ou escondido?

Monumentos em São Paulo - Idílio ou O Beijo Eterno

Às vezes passeamos pelas ruas, mas nem sempre com um olhar atento. Tampouco com a mente focada em descobrir e desvendar. Parece um exercício difícil? Procure um(a) Guia de Turismo. Com certeza ficará mais fácil, prazeroso e ainda terão a oportunidade de uma bela resenha sobre os lugares incríveis que toda cidade tem…

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Os lugares mais subestimados de São Paulo
Prédios Restaurados de São Paulo

Posts recentes

Menu