CuriosidadeDicasHistóriaParques e Passeios

Um dos melhores parques públicos do mundo em São Paulo

Nenhum comentário

O jornal Britânico: The Guardian, o classifica como um dos melhores parques públicos do mundo. A maior cidade em população do hemisfério sul, não poderia deixar de ter algo tão grandioso como sua própria existência. Sobretudo, porque em uma cidade onde tudo é superlativo, reserva também para seus visitantes, esse atrativo turístico único. Tudo é diverso ali: quadras poliesportivas; além de espaços para outras modalidades esportivas, não envolvendo quadras.

O Parque do Ibirapuera

Projetado pela equipe liderada pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer, os mais de 1,5 mil km² de área total do parque foram equipados com um conjunto de edifícios destinados a abrigar exposições, tudo isso em meio ao verde, à natureza.

Veja este vídeo com um belo conteudo históricos e também as características do “Ibira”. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que esse apelido carinhoso dado pelos próprios paulistanos não faz nenhuma relação com a sua etimologia originada do Tupi: Ibirá significa árvore apodrecida.

Um pouco sobre a História

Seguindo o exemplo das grandes cidades do mundo, São Paulo também tem um grandioso parque. Anteriormente, o mesmo espaço foi parte de uma aldeia indígena no início da colonização portuguesa no Brasil.

Leia também:
O Autódromo de Interlagos em São Paulo 
Turismo em São Paulo pela Galeria do Rock 
O Parque da Luz em São Paulo 

Passado algum tempo, serviu como área de chácaras e pastagem. Finalmente, em 1920, o então prefeito José Pires do Rio, decidiu transformar a área. Todavia, ele fora influenciado pelos parques Europeus e Estadunidenses que eram repletos dessas belas áreas verdes, de forma idêntica, destinadas ao lazer e convivência.

Com diversos contratempos e frustrações, principalmente decorrentes do terreno alagadiço, a inauguração ocorreu 34 anos mais tarde, no dia 21 de agosto de 1954. Ainda mais, houve um um atraso de quase 7 meses, já que a ideia seria presentear a cidade no dia do seu IV Centenário, em 25 de janeiro.

Visite o Ibira

Existe uma certeza ao visitar o Parque do Ibirapuera, um dos melhores parques públicos do mundo: você não se arrependerá!

Um dos melhores parques públicos do mundo em São Paulo

Fazer um passeio acompanhado por um Guia de Turismo é algo que pode enriquecer a visita de quem quer cohecer o conjunto arquitetônico formado por cinco edifícios unidos por uma marquise. Além disso, é a experiência desses profissionais do turismo que farão com que seus olhos percebam os mais de 20 pontos de interesse cultural e de lazer que recheiam o Parque do Ibirapuera.

Que tal? Vamos pro Ibira?

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

O maior Carnaval do Brasil é em todo lugar
Os lugares mais subestimados de São Paulo

Posts recentes

Menu