CuriosidadeHistória

Fábrica da Lacta na Vila Mariana

Nenhum comentário

A Fábrica da Lacta na Vila Mariana, em São Paulo no ano de 1912, no bairro da Vila Mariana em São Paulo, surgiu a partir de um grupo liderado pelo cônsul suíço Achilles Isella, que havia desembarcado no Brasil em 1891 vindo da Argentina. Ele criou a Societé Anonyme des Chocolats Suisses de São Paulo, com o objetivo de fabricar chocolates no Brasil.

Fábrica da Lacta na Vila MarianaO grupo fundador formado por um professor, um comerciante, um engenheiro e um arquiteto, haviam importado diversas máquinas da Alemanha e da Suíça, e adquirido um amplo galpão na rua José Antônio Coelho. Perto dali, na rua Domingos de Moraes, o grupo montou uma loja para a venda dos chocolates que fabricava em forma de meia­-lua, conhecidos como Chocoleite. A loja foi batizada como A Suíça, apesar de vender chocolates feitos no Brasil.

Como tudo començou

Com o início da Primeira Guerra Mundial, a importação de chocolates e de muitos outros produtos ficou bastante prejudicada. Se não havia como importar chocolates, a saída seria fabricá-­los. Ao mesmo tempo, o grupo fundador comprou a fábrica do cônsul suíço, que estava à venda. O próximo passo foi adquirir o registro da marca Lacta da Poulain, em 1917, uma criação e produção do chocolatier francês Victor Auguste Poulain.

Posteriormente, no mesmo ano, a marca Lacta já apareceu no primeiro anúncio luminoso da cidade, atravessando a rua XV de Novembro, no movimentado trecho entre o Largo do Tesouro e a rua Anchieta.

Fábrica da Lacta na Vila Mariana

Sobre a Vila Mariana

A Vila Mariana é um bairro residencial com restaurantes de gastronomia internacional e bares descontraídos frequentados por estudantes. Nos arredores, está o Parque Ibirapuera, ou Ibira, para os paulistanos mais íntimos.

Leia também:
Parque Estadual do Jaraguá em São Paulo 
Pisando em Arte na Cidade de São Paulo
Os lugares mais subestimados de São Paulo

Assim como outros bairros da capital paulista, a Vila Mariana recebeu muitos imigrantes. Sob o mesmo ponto de vista, com a chegada desses estrangeiros, o movimento aumentou muito e famílias inteiras vieram habitar as ruas já existentes e outras que foram abertas. Dessa forma, também trouxe a instalação de fábricas e variados comércios, assim como a Fábrica da Lacta na Vila Mariana.

O que fazer na Vila Mariana

Sem dúvida alguma, explorar o bairro com um(a) Guia de Turismo pode revelar coisas que os olhos naturalmente não perceberão.

Mas podemos destacar alguns interessantes atrativos turísticos do bairro:

  • Cinemateca Brasileira
  • Templo Honpa Hongwanji
  • Catedral Nikkyoji
  • Colégio Marista Arquidiocesano
  • Centro de Memória do Corpo de Bombeiros
  • Castelo dos Amantes
  • Casa Modernista

Fábrica da Lacta na Vila Mariana

Ficou com vontade de conhecer melhor esse bairro? É um característico bairro de classe média alta, da cidade, já que a renda média gira em torno de R$ 3,6 mil mensais, bem acima do índice do município, que é cerca de R$ 1,3 mil. Além disso, o Ensino Médio foi concluído por 71,34% da população, bem superior aos 33,68% da média municipal, e os anos de estudo da população chegam a 12,30: em toda São Paulo, esse número pára em 7,67.

Vamos passear?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Ramos de Azevedo o Construtor de Pontos Turísticos de São Paulo
Avenida Paulista dos Novos Ricos e Barões

Posts recentes

Menu