ArquiteturaCuriosidade

Edifício Mirante do Vale

Nenhum comentário

O gigante paulistano, o edifício Mirante do Vale, também conhecido como edifício W. Zarzur (nome fantasia adotado em 2002 em homenagem ao seu idealizador e construtor), foi construído entre 1960 e 1966 e projetado pelos engenheiros Waldomiro Zarzur e Aron Kogan com 51 andares e 170 metros de altura. Durante 48 anos – de 1966 a 2014 – foi o maior edifício do país, até ser superado pelo Millennium Palace, localizado na cidade de Balneário Camboriú, estado de Santa Catarina.

Por estar localizado num vale, até hoje muitas pessoas acreditam que o Edifício Itália ou o Edifício Altino Arantes, o Farol Santander, são mais altos, opinião que forma pela localização desse prédios, numa região mais elevada. Porém, o edifício Mirante do Vale continua sendo o maior da cidade e do Estado de São Paulo.

É possível ter uma visão aérea do Mirante do Vale visitando o observatório da torre do Banespa, atual Farol Santander, ou ainda no Terraço Itália, locais de onde parece ser mais baixo. Também pode ser visto de perto no Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá e do Viaduto Santa Ifigênia, este último bem de frente ao edifício. Em algumas épocas após sua finalização o edifício teve a estrutura de concreto vazada no seu topo ocupada por grandes painéis luminosos de diversas marcas, como Coca-Cola, Fanta e Sharp, entre outras.

O edifício Mirante do Vale possui 75 mil metros quadrados de área construída, 12 elevadores, 2 escadas rolantes, 3 portarias, 1028 salas comerciais, trabalham 10 mil funcionários, com circulação diária de mais de 30 mil visitantes, 2 mirantes (no 46.º ao 50.º andar) e 1 heliponto no 51.º andar. Foram utilizados 250 mil sacos de cimento, 20 mil metros cúbicos de concreto, 5 mil toneladas de ferro, 25 mil metros quadrados de vidro e caixilhos e suas fundações sobre estacas a 20 metros de profundidade.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

A Histórica Rua XV de Novembro
Pisando em Arte

Posts recentes

Menu
Email