CampoDicasRural

Do Cafezal ao Cafézinho

Nenhum comentário

Dentre as diversas atividades turísticas, uma que sempre tem espaço é o Turismo Rural, que também é conhecido como Agroturismo. A experiência permite conhecer e ter contato direto com a natureza, a agricultura e culturas locais, valorizando a hospedagem domiciliar em um ambiente totalmente rural. Algo que vem chamando a atenção em Itu, no interior de São Paulo é o Turismo Rural do Café.

A engenheira agrônoma e produtora de café, Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel Arruda, idealizadora do tour “Do Cafezal ao Cafézinho”, lembrar que a ideia de abrir uma cafeteria, a Cafeteria Gamela, inaugurada em 2001, foi do seu pai, Célio Cano de Arruda, produtor, classificador e degustador de café, para divulgar o passeio na Fazenda Santo Antônio da Bela Vista: “Ele era o nosso garoto propaganda e todos sempre tem uma palavra carinhosa para falar sobre ele. Hoje, não mais presente, sempre lembro de algumas frases que ele deixou… os próprios clientes lembram: Aqui, o café é de graça, só paga o cheirinho. Sozinho ou com ela… o melhor café é na Gamela. Sinta o gostinho que o Brasil tem lá fora“, lembra Bebel.

O passeio normalmente começa às 10h na fazenda, um lugar dos poucos que continua valorizando o processo de fabricação do café artesanal e que abriga toda a cadeia produtiva, desde a colheita até o produto final! Passear por lá tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho. O visitante já se encanta na entrada da fazenda, muito bem cuidada e ainda mais com a recepção com uma bela mesa onde é oferecido o café da manhã. Bolo de fubá, sequilhos, bolachinhas, pão caseiro, sucos e um café especial, com um cheirinho e sabor inesquecíveis.

Em seguida começa o passeio, em que o turista recebe explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento. Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos. “Os grãos que torramos na fazenda são classificados e selecionados”, ressalta Bebel.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda com música ao vivo, comida caseira e uma boa prosa para finalizar com um cafezinho. No restante do dia, o visitante escolhe entre tirar uma soneca numa rede, fazer um passeio na trilha ou visitar os pontos turísticos de Itu, cidade cuja tradição cafeeira é mantida nos belos casarões.

Para mais informações entre em contato com a Bebel através do e-mail bebelcafe@uol.com.br. Se quiser visitar a Cafeteria Gamela, segue o endereço: Rua Paulo Souza, 547 – Itu / SP. Telefone 11 4023-1335. Funciona de segunda a sábado das 08h às 18 e aos domingos das 09h às 18h.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Artistas de rua no centro de SP
A Boemia Praça Roosevelt

Posts recentes

Menu
Email