ArquiteturaArteCuriosidade

Curiosos Postes de Iluminação em São Paulo

Nenhum comentário

O sistema de iluminação usado na França veio para o Brasil junto com sua descoberta através dos portugueses, os “lampiões” carregados com óleo de baleia, aqui seu combustível foi substituído por óleo de peixe ou mamona.

Até meados do século XVIII a iluminação pública era exercida de forma comunitária e não havendo poste de iluminação pública, cada habitante iluminava sua fachada, especificamente em suas janelas para a rua. Da metade do século XVIII em diante o município passa a administrar tendo servidores para acender os lampiões ao anoitecer.

Logo vieram os lampiões a gás e a necessidade de se instalar postes pelas cidades, até meados de 1960, a iluminação pública era através de lâmpadas incandescentes, e em alguns casos lâmpada fluorescentes, a evolução acelerava, aparecem as lâmpadas de vapor de mercúrio (brancas) na iluminação pública das cidades.

A partir da década de 90, surgem as lâmpadas de vapor de sódio (amarelas), e progresso continua, o poste também evolui para atender as necessidades mais recentes, no século XXI as lâmpadas de vapor metálico (brancas) e as de LedAlg (brancas) estabelecem nova qualidade.

Alguns bairros da capital paulista criaram uma identidade baseada nesses postes de iluminação pública, como é o caso da Liberdade, um dos pontos turísticos da cidade, onde a cultura oriental se encontra presente em cada esquina, seja nos restaurantes, cinemas ou nas lojas de presentes. No ano de 1974, foi concluída a primeira etapa da transformação da Liberdade em “Bairro Oriental”. Desde então, o bairro foi ganhando feições diferentes. Hoje se tornou um centro de referência culturais, com a presença cada vez maior de outros povos do Oriente, como chineses, coreanos e judeus.

A Avenida Paulista também possui um sistema de iluminação pública diferenciada, inclusive com a fiação subterrânea, ajudando a embelezar o agitado ponto de encontro de paulistanos, principalmente aos domingos quando a via se fecha para os carros e tornando-se um verdadeiro parque.

Algo curioso, que a cidade também nos reserva está no Centro Histórico, bem em frente ao Theatro Municipal. A Light, empresa canadense que antecedeu a Eletropaulo sucedida pela AES e atualmente com a Enel, encontrou uma ótima oportunidade para divulgar os seus produtos e serviços para a cidade, na inauguração do teatro. A companhia não somente iluminou “cenograficamente” a edificação, na noite de sua inauguração, como projetou postes ornamentais exclusivos para o teatro.

A região central da Cidade concentra a maior parte dos postes ornamentais “São Paulo Antigo”. Ao todo, são 1.569 unidades, com mais de 2.800 lâmpadas instaladas.

Os encantos de São Paulo também estão nos detalhes, a correria do dia-a-dia não vai dar trégua, mas com olhares atentos esse caminhar vai se tornando mais prazeroso. Experimente!

Tags: , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Turismo em São Paulo
Caixa Cultural de São Paulo

Posts recentes

Menu