CuriosidadeDicas

Capela dos aflitos na Liberdade?

Nenhum comentário

 

Conforme pesquisas, a capela dos Aflitos, também conhecida como Capela de Nossa Senhora dos Aflitos. Mas ela está localizada no Beco dos Aflitos, uma pequena rua no bairro da Liberdade, em São Paulo, entre as Ruas Galvão Bueno e da Glória, com acesso pela Rua dos Estudantes, um beco dentre os poucos ainda existentes na cidade.

História da Capela dos Aflitos

Segundo a prefeitura de São Paulo, a capela, cujo culto é dedicado à Nossa Senhora dos Aflitos, tem sua origem ligada ao Cemitério dos Aflitos. Esse foi o primeiro cemitério público de São Paulo. Construída modestamente, em 1774, em taipa de pilão, possui acréscimos de alvenaria de tijolos e concreto armado. Isso descaracterizou a sua feição original. Desse modo, só ficou parte de sua elevação principal encoberta. Mas quando foi inaugurado o Cemitério da Consolação, em 1858, o dos Aflitos deixou de desempenhar as suas funções iniciais. Posteriormente, o terreno foi loteado em hasta pública a particulares pelas autoridades eclesiásticas que conservaram apenas o beco e a capela. Este fato propiciou a construção desordenada de edifícios no entorno imediato da capela, prejudicando sensivelmente as suas visuais.

Este beco serviu como um cemitério a céu aberto, por volta do ano de 1775, quando era costume o sepultamento no interior das igrejas. Importante ressaltar que o Beco dos Aflitos era reservado para indigentes, escravos que não pertenciam às irmandades católicas e para os condenados à morte na forca.

Esse costume da época trouxe à Liberdade a fama de bairro assustador e mal assombrado, assim como a Capela dos Aflitos. Muitos já alegaram ver vultos e ouvir ruídos, alimentando a lenda e a crença popular sobre a existência de almas de escravos e do cabo Francisco José das Chagas, o Chaguinhas, protagonista do fato histórico e de grande comoção popular, que inspirou o nome do bairro.


Siga-nos nas redes sociais e entre em contato:
Facebook: GoGuidia
Instagram: @goguidia
LinkedIn: Goguidia
Imagem/Fonte: SP City

 

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Av. Cruzeiro do Sul
Trilhos do Anhangabaú

Posts recentes

Menu
Email