Patrimônio Historico e Cultural

Bolsa de Valores de São Paulo

Nenhum comentário

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) foi fundada em 23 de agosto de 1890 por Emilio Rangel Pestana como Bolsa Livre. Em 1935 mudou seu nome para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo. Em 1967 ela passou a se chamar Bolsa de Valores de São Paulo. No ano 2000 houve a fusão de todas as bolsas de valores do Brasil com a de São Paulo se transformando na Bovespa. Em 26 de março de 2008 a Bovespa anunciou oficialmente a fusão com a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). A Nova Bolsa ou B3 se tornou a terceira maior do mundo, e a segunda das Américas, em valor de mercado.

Apesar de tantos aspectos econômicos relevantes, num passeio pelo Centro Histórico de São Paulo, não tem como não se admirar a arquitetura do Edifício da Bovespa, na Rua XV de Novembro. Um prédio da década de 1940, construído em estilo neoclássico e muito sofisticado, com mármore italiano em suas escadas, obras de arte, móveis clássicos, uma biblioteca e dois auditórios. O prédio pertencia ao Banco do Comércio da Indústria (Comind) que acabou perdendo o imóvel em 1985 devido à liquidação extrajudicial. Em 1986 a Bovespa adquire o edifício em um leilão pelo valor de 10 milhões de dólares.

O prédio passou por uma reforma completa. A área do edifício passou de 12 mil para 18 mil M². Só a área do pregão soma 1.200 M² com 10 andares e já abrigou cerca de 700 pessoas, sendo 500 funcionários e 200 operadores.

Sabe o que é mais legal? A Bolsa recebe visitantes, em programas que levam funcionários, executivos das empresas e o público em geral para conhecer o pregão! Um incrível experiência!

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

As Festas no Solar da Marquesa de Santos
Belenzinho e suas Vilas Operárias

Posts recentes

Menu
Email