AventuraCampoDicasHistóriaRural

A Serra do Japi no Interior Paulista

Nenhum comentário

A Serra do Japi no Interior Paulista é uma cadeia montanhosa com 354 quilômetros quadrados de área fazendo divisa com 4 municípios: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva.

Um dos pontos de acesso à Serra do Japi é pelo bairro de Eloy Chaves, na cidade de Jundiaí. O contato com um raro remanescente da Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo e a grande variedade de flora impressiona. Inegavelmente, também cria uma boa oportunidade de contato com a natureza durante as atividades de Ecoturismo.

Cidade de Jundiaí

Jundiaí está próxima à capital, com apenas 57 quilômetros de distância e um clima bem agradável. Dentre os 645 munícipios do Estado, a chamada Terra da Uva fica na 15° posição entre os municípios mais populosos.

Leia também:
Fazenda Histórica de Café em Jundiaí
As fotos contam histórias 
Rota Turística Princesa da Colina

Em sua história está o importante ciclo do café, que trouxe muita riqueza à região, bem como a chegada da ferrovia num importante trajeto de trem que ligava o munícipio à estação da luz. Esses movimentos trouxeram à Jundiaí muitas culturas, com a presença do negro, a chegada do imigrante italiano e, posteriormente, imigrantes de outras nacionalidades.

Com o surgimento da uva niágara rosada em terras jundiaienses em 1933, a cidade tornou-se reconhecida nacionalmente pelo apelido de Terra da Uva. Este apelido ainda justifica-se, pois a cidade é uma das maiores produtoras de uva de mesa do país, além de produzir inúmeras outras variedades!

Fazenda Ribeirão e Serra do Japi

Nossa exploração à Serra do Japi tem como base a Fazenda Ribeirão, fundada por Almerinda Chaves, esposa de Eloy Chaves. Era uma grande fazenda de café, o que por si só já traz uma série de histórias.

Veja neste vídeo um pouco sobre as trilhas do Ponto e do Pico, acessíveis através da fazenda e escute a história da fazenda pelo Sr. Antônio, herdeiro de Almerinda e Eloy Chaves.

Jundiaí tem uma variedade grande de turismo, sobretudo o turismo rural proporcionado por suas vinícolas. O atendimento cordial e a simpatia de todos que trabalham no comércio, incluindo bares e restaurantes, é algo que encanta a todos que visitam a cidade.

A Serra do Japi no Interior Paulista

Assim como foi feito com a Serra do Japi no Interior Paulista, uma das melhores formas de conhecer profundamente uma região é através de um Guia de Turismo local. Este profissional compartilhará aspectos culturais e históricos, saberá fazer o melhor uso do tempo e de quebra melhorar ainda mais a experiência que você pode ter durante um passeio.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

O Autódromo de Interlagos em São Paulo
O maior Carnaval do Brasil é em todo lugar

Posts recentes

Menu