DicasParques e Passeios

A Nascente do Rio Tietê em Salesópolis

Nenhum comentário

A nascente do Rio Tietê é o marco histórico do Estado de São Paulo. Preservá-la para conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos é o objetivo do povo de Salesópolis, uma cidade localizada numa altitude a 1.027 metros do nível do mar, no meio da Serra do Mar, em meio à mata nativa. O Parque está localizado a 16 km do centro, possui 99 mil m² e recebe visitantes diariamente, tornando a nascente do Rio Tietê a principal atração turística do local.

Famosa por abrigar as nascentes do mais famoso rio paulista, a Estância Turística de Salesópolis  oferece vários passeios que podem ser feitos em um fim de semana. O Parque Nascente do Rio Tietê, localizado no bairro da Pedra Rajada, a uma distância de 17 Km do centro, possui 134 hectares, dos quais 9,6 estão sob controle ambiental, protegendo os diversos olhos d’água que irão formar o mais importante rio do Estado.

Há ainda muitas cachoeiras na região e a possibilidade de visitação da usina da Eletropaulo (antiga Light). Merece destaque, ainda, o Mirante da Torre, que proporciona uma linda vista da cidade. Para a prática de vôo livre e escalada, Salesópolis oferere o Pico Agudo e para aqueles que gostam de história, vale a visita ao Casarão do Café, já para a religiosidade um pulo à Igreja Matriz de São José, construída em 1908, que até hoje mantém sua pintura original.

Entre as cachoeiras, podemos destacar a do Ponto e da Porteira Preta, que ficam a 7 km do centro, com acesso pela Estrada das Pitas. São locais fáceis de chegar e bastante frequentadas. A Cachoeira do Zé Bim é uma propriedade particular que recebe as crianças em práticas de interpretação da natureza. Ao visitar a Usina da Light, faça uma visita à Cachoeira do Tobogã.

Ah! Uma atração imperdível, mas com horários restritos é a Casa do Artesão! Apesar do horário de funcionamento restrito (segunda à sexta das 08h00 às 17h00, nos sábados das 10h00 às 16h00  e aos domingos das 10h00 às 14h00), todos os visitantes saem com alguma lembrança da cidade através dos trabalhos em pano de prato, toalha de mesa, colcha, peças decorativas, entre outros.

São menos de 2 horas de viagem para quem sai da cidade de São Paulo. Que tal?

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Parque Geológico do Varvito
A Encantadora Cidade de Cunha

Posts recentes

Menu
Email