HistóriaPatrimônio Historico e Cultural

A Importância dos Viadutos do Chá e Santa Ifigênia

Nenhum comentário

A importância dos viadutos do Chá e Santa Ifigênia tem muita relação com a dificuldade de locomoção da região conhecida como: Centro Velho da cidade de São Paulo.

Em primeiro lugar, precisamos ressaltar o comum trânsito de pessoas e mantimentos entre o Centro Velho e o centro novo da cidade. Ainda mais, se essa fora a motivção para construção do primeiro viaduto da cidade.

Como cruzava o chamado Morro do Chá, o viaduto viria a ser conhecido como: Viaduto do Chá. Sob o mesmo ponto de vista, o Viaduto Santa Ifigênia foi construído alguns metros mais ao norte da cidade: Vencer o grande abismo separador dessas duas regiões, o Vale do Anhangabaú.

As dificuldades no passado

Atualmente, onde encontramos as polêmicas obras de modernização do Vale do Anhangabaú era o, hoje canalizado, Rio Anhangabaú. Este, dividia duas importantes áreas da cidade com muito fluxo de pessoas e mercadorias, porém, apesar da proximidade e importância, vencer essa travessia não era algo simples. Definitivamente, mesmo com as pequenas pontes de madeira que existiam, para facilitar um pouco o trajeto, descer a profunda margem do rio, atravessá-lo e depois subir a ribanceira era um desafio e tanto.

Leia também:
Theatro Municipal de São Paulo 
Turismo em São Paulo pela Galeria do Rock
A Praça da República no Centro Novo de São Paulo

A historia dos viadutos por um Guia de Turismo

Quer saber um pouco mais sobre dois viadutos que ajudaram no desenvolvimento e expansão da cidade de São Paulo? Assista esse vídeo:

Passendo por São Paulo

Acima de tudo, os passeios a pé pelo Centro de São Paulo costumam ser bem prazerosos. Eles proporcionam um contato com a história da cidade, além da possibilidade de conhecer a gastronomia do local. Vivenciar um pouco a dinâmica dos paulistanos, com o vai-e-vém nas, que dão a impressão de que estão sempre atrasados.

A Importância dos Viadutos do Chá e Santa Ifigênia

Enfim, existem Guias de Turismo que organizam passeios pelo Centro Velho e pelo Centro Novo. Eles levam aproximadamente 2 horas, mas existe roteiros que englobam os dois lados do centro histórico e podem durar até 7 horas!

Já pensou? Então vamos!!

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Governo de São Paulo nunca construiu a sua Sede
A Capela e o Cemitério dos Aflitos

Posts recentes

Menu