ArquiteturaHistória

A Histórica Rua XV de Novembro

Nenhum comentário

A Rua XV de Novembro está localizada no centro da cidade de São Paulo e atualmente está completamente pavimentada, em forma de calçadão, onde podem ser encontrados belos edifícios em com vários estilos arquitetônicos diferentes.

A Bolsa de Valores de São Paulo, hoje conhecida como B3, nascida da fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F) e Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), está num edifício de edifício da década de 1940, construído em estilo neoclássico. O Mercado Financeiro em geral, se agomerou na região, no passado e podemos listar alguns estrangeiros:

  • Banco Português do Brasil
  • Banco Francês-Italiano
  • Banco Alemão
  • London and River Plate Bank Limited

Bancos nacionais também tiveram sua sede ali, como o antigo Banco de São Paulo e a sede do antigo Banespa – Banco do Estado de São Paulo, privatizado no ano 2000 e atualmente chamado de Farol Santander, pertencendo ao conglomerado financeiro espanhol.

Também se localizava nela a antiga Casa Garraux, uma famosa livraria e loja de artigos importados fundada pelo imigrante francês Anatole Louis Garraux e que funcionou durante as décadas de 1860 a 1930.

A Rua XV de Novembro, originou-se de ligação entre o Pátio do Colégio e o mosteiro de São Bento, no início da urbanização de São Paulo. Durante o século XVII foi documentada como Rua do Paço Manuel Paes Linhares. Já no século XVIII ganhou o nome de Rua do Rosário, em função da antiga igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. No século seguinte teve seu nome novamente alterado, desta vez para Rua da Imperatriz em homenagem à família Imperial que visitava a cidade à época, permanecendo assim até a Proclamação da República, quando ganhou o nome atual, em referência à data em que tal evento ocorreu.

No início do século XX era considerada a rua mais chique da cidade, onde se localizavam os principais bancos, hotéis, restaurantes, teatros, charutarias, além do comércio e cafés mais sofisticados.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Vila Itororó
Edifício Mirante do Vale

Posts recentes

Menu
Email