Não categorizado

A felicidade nos jardins da orla da praia de Santos

1 Comentário

Já estive em várias cidades litorâneas, em distintas partes do mundo. Mas nunca vi algo tão lindo como estes jardins. É coisa de “cinema”.

Em dias de céu limpo duas cores prevalecem ao horizonte: o azul e o verde. Elas são contraste para várias outras como o amarelo dos lírios, o vermelho das dracenas e dos biris e o branco dos crisântemos.

Junte a essas cores o intenso movimento da ciclovia e dos pássaros, os mosaicos de pedras da calçada em estilo português e o cheiro da maresia quando o vento sopra do mar para a areia.

Nesta mistura entre tranquilidade e dinamismo, veja as crianças brincando e os velhinhos fazendo suas caminhadas naquela que é considerada uma das cidades mais esportivas do Brasil. Aqui foi criado um esporte chamado tamboréu.

São aproximadamente 6 quilômetros de pura inspiração e com diversos monumentos. Sentar em um banquinho, fazer um alongamento e ler é uma das minhas atividades preferidas pela manhã. Correr pelo calçadão ou pedalar, são as atividades que realizo no final da tarde.

Em tempos de pandemia, nós cidadãos santistas, ficamos de castigo. Por um tempo não estávamos autorizados a usufruir do nosso melhor espaço de lazer. Mas a interdição doi momentânea.

E é interessante saber que o maior jardim de praia do mundo, catalogado pelo Guiness Book, têm um padrinho. O escritor Vicente de Carvalho, que há cerca de cem anos usou a sua influência para garantir, juntamente com políticos, que o espaço se mantivesse público, não sucumbindo às especulações imobiliárias.

Então vale citar um trecho de sua obra para lhe fazer uma homenagem:

“Felicidade, árvore frondosa de dourados pomos. Existe, sim, mas nós nunca a encontramos… porque ela está sempre apenas onde nós a pomos, e nunca a pomos onde nós estamos.”

Felizes são os santistas que encontram a felicidade nestes jardins e dos turistas que podem ter a oportunidade de conhecê-los.

 

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0
Tags: ,

Posts relacionados

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Dia 25 de Julho – Dia da Mulher Preta

Posts recentes

Menu
Email