DicasParques e Passeios

A Encantadora Cidade de Cunha

Nenhum comentário

Charmosa cidade, cheia de colinas e montanhas do Alto da Paraíba e muito próxima a Paraty, assim é Cunha, que fica dividida entre a Serra do Mar, Serra da Bocaina e Serra Quebra-Cangalha. Mas para quem não sabe, há muito o que fazer em Cunha além das cerâmicas.

Um destino excelente para quem busca cachoeiras, trilhas, plantações de lavanda, inúmeros cafés para apreciar durante uma tarde deliciosa, além, é claro, das famosas cerâmicas. Me apaixonei por Cunha e já recomendo que separem um feriado ou fim de semana para conhecê-la, seja através da Rodovia Ayrton Sena, para quem vem de São Paulo, ou pela rota da cidade de Paraty, para quem vem pelo Rio de Janeiro.

Cunha oferece um turismo de natureza, diga-se de passagem: de natureza exuberante! Começando pela Fazenda Aracatu, boa opção para almoçar, mas um lugar incrível para desfrutar um delicioso café da tarde com seus pães, bolos, caldos e queijos caseiros, além dos deliciosos sorvetes artesanais. E por falar em comida, não podia deixar de falar do Restaurante Delícias na Roça, uma daqueles lugares que você não faz ideia que existe, mas quando conhece se apaixona. O restaurante na verdade é uma fazendinha, localizada no retorno do Parque Estadual da Serra do Mar (na estrada de terra existem as placas indicando).

Ainda em contato com a natureza, é possível curtir o Lavandário, uma das principais atrações de Cunha e não à toa: o local é lindo! São mais de 40 mil plantações de lavanda, cheiroso e além de super acessível (entrada custa apenas R$15,00 por pessoa).

Com uma pequena dose de aventura, dá para curtir bem o Parque Estadual da Serra do Mar, reduto de trilhas, quedas d’água e cachoeiras onde é possível conhece-las durante um ou mais dias (dependendo da sua disponibilidade) e mediante a agendamento, com um dia de antecedência, de algumas trilhas. A entrada é gratuita e a trilha do Rio Paraibuna não necessita de agendamento além do grau de dificuldade baixa, com 1.700 metros ao todo. Um montanha localizada na Serra do Mar que não pode faltar no seu roteiro é a Pedra da Marcela, onde é possível avistar Paraty, Ilha Grande e Angra dos Reis.

Por fim, ir à Cunha e não visitar uma de suas inúmeras lojas de cerâmica é como se fosse para o Rio de Janeiro e não visitasse o Cristo Redentor! Os preços das cerâmicas são muito atrativos e para quem gosta de uma decoração diferente em casa vale a pena levar um mimo.

Tags: , , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

A Nascente do Rio Tietê em Salesópolis
Conheça Guararema

Posts recentes

Menu