CuriosidadeHistóriaReligião

A Capela e o Cemitério dos Aflitos

Nenhum comentário

A capela e o cemitério dos aflitos são alguns dos logradouros e edificações que a cidade de São Paulo guarda histórias que ajudam a explicar nomes de bairros e até mesmo os atos de fé das pessoas.

Um video para começarmos a história

Acompanhe nesse vídeo a história de Chaguinhas, saiba a origem do nome do bairro da Liberdade e saiba mais dos hábitos da sociedade no século XVIII, que explicam parte dos nossos costumes atuais.

A Capela dos Aflitos

A Capela dos Aflitos, também conhecida como Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, está localizada em uma pequena rua na Liberdade. Contudo, é um local onde ainda resta um dos poucos becos ainda existentes na cidade de São Paulo: o Beco dos Aflitos.

Inaugurado em 1775, período em que era costume que o sepultamento ocorresse no interior das igrejas, este cemitério a céu aberto era reservado apenas para o sepultamento de indigentes, escravos que não pertenciam à Irmandade do Rosário e para os condenados à morte na forca, conhecidos por supliciados.

Então, no centro do cemitério ergueu-se a Capela dos Aflitos, que continua no mesmo lugar e ainda hoje é centro de romaria popular.

Leia também:
O Cemitério da Consolação
Modernistas no Cemitério da Consolação
O Cemitério São Paulo também tem seu valor

Finalmente, no ano de 1858, com a abertura do Cemitério da Consolação e com a então proibição, tanto dos sepultamentos no Cemitério dos Aflitos, quanto dos sepultamentos no interior das igrejas, o cemitério foi fechado, os despojos retirados e a área loteada. Atualmente, somente a capela deste antigo cemitério encontra-se preservada, recebendo o nome de Capela dos Aflitos.

Sendo guiado por São Paulo

A princípio, as cidades, os bairros e as ruas tem muito a ensinar sobre os hábitos e costumes atuais. Às vezes, é mais fácil perceber e conhecer tudo isso com a ajuda de Guias de Turismo. Já pensou nisso?

A Capela e o Cemitério dos Aflitos

Enfim, quer conhecer mais sobre São Paulo? Esses profissionais terão um enorme prazer de te guiar…

Tags: , , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

A Importância dos Viadutos do Chá e Santa Ifigênia
O Cemitério da Consolação

Posts recentes

Menu