CulturaDicas

A Boemia Praça Roosevelt

Nenhum comentário

De chácara a um loteamento que trouxe um velódromo e  primeiro estádio de futebol brasileiro, a atual Praça Roosevelt, contruída na decada de 60 em homenagem ao homônimo presidente americano é um dos destaques da bohemia paulistana!

Inaugurada em 1970, pelo Prefeito José Vicente Faria Lima, o Brigadeiro Faria Lima que dá nome a uma das mais importantes avenidas de São Paulo, na Zona Oeste da cidade, a Praça era só um espaço de muito concreto ao lado da Igreja da Consolação. Ela foi revitalizada pela prefeitura de São Paulo e após reforma foi reaberta, em outubro de 2012, com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado ao público.

É importante lembrar que antes da construção das estruturas de concreto, era na Praça Roosevelt que se encontravam expoentes da Bossa Nova em São Paulo. No restaurante Baiúca, que ficava na Praça, reuniam-se nomes como Johnny Alf e Zimbo Trio ao longo das décadas de 1950 e 1960. O primeiro show de Elis Regina na cidade foi no bar Djalma’s, também localizado na praça, em 5 de agosto de 1964, que lhe valeu um cachê de cinco cruzeiros. Até fins da década de 2000 o bar, já com outro nome, ainda recebia fãs de Elis. “O ambiente da praça era propício”, contou a cantora Alaíde Costa. “Parecia que todo mundo gostava e entendia de música por lá. A Praça Roosevelt foi um lugar inesquecível.” Completa o musicólogo Zuza Homem de Mello:

A Praça Roosevelt tinha música na veia – Zuza Homem de Mello

Com 200 árvores, o local ganhou novos ambientes com pisos ecológicos, cobertos por flores de cores variadas, iluminação especial e até um “cachorródromo”, área verde dedicada aos animais de estimação, que conta inclusive com um bebedouro para os pets. Foram construídas também duas guaritas de segurança, uma da Polícia Militar e outra da Guarda Civil, permitindo um passeio tranquilo a qualquer horário.

Atualmente, a praça é frequentada por um público diversificado, mas especialmente depois da revitalização virou um reduto para skatistas por possuir piso liso ideal para realizar manobras e corrimãos como obstáculos. O que atrai as pessoas também, são as atrações culturais e gastronômicas. Nas redondezas da Roosevelt estão situadas várias casas de teatro e bares que oferecem uma programação especial à noite.

É a região da boemia no centro de São Paulo! Vibrante, a praça tem pelo menos 12 bares, que apresentam um perfil variado e acolhem a todos os públicos. Há opções de estabelecimentos para sentar numa mesa na calçada e tomar uma cerveja sossegado, outros que capricham nos petiscos e nos drinques e alguns com música ao vivo num volume que não atrapalha o bate papo. Conheça um pouco deles no levantamento realizado pelo site A Vida no Centro!

Tags: , , , , , , , ,

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Caminho do Mar
Bom Retiro. O Bairro do Pioneirismo

Posts recentes

Menu